A Oração e a Cruz no caminho de João Paulo II

A Oração e a Cruz no caminho de João Paulo II

A Paulus Editora e a Paróquia de São João Baptista de Canelas promoveram uma conferência, no passado dia 22 de Março, no Centro Pastoral João Paulo II, sobre o tema: “A oração e a Cruz “ no caminho de João Paulo II, tendo como orador o padre Roberto Carlos Sousa. A conferência contou ainda com a presença do padre Rui Tereso, diretor de difusão da Paulus Editora e de Eugénio Perregil, que moderou a mesa.
Esta conferência foi realizada no contexto da caminhada quaresmal, em direção à celebração da Páscoa, e também fazendo referência à canonização de João Paulo II, pela ocasião da publicação mais completa do seu livro de orações.
O Padre Roberto Carlos começou por salientar e dissertar um pouco sobre estes dois temas, o da Oração e o da Cruz, os quais marcaram profundamente a vida de João Paulo II e que lhe eram muito queridos.
O orador passou à apresentação da estrutura deste livro de orações que está dividido em capítulos, cada um com as suas orações específicas. Disse ainda que neste livro, o papa João Paulo II  tem diversas orações dedicadas a Maria e à Cruz, mas não esquecendo as outras que pronunciou nas mais diversas circunstâncias, nas viagens, encontros e celebrações litúrgicas especiais.
No entanto, o orador centrou-se numa oração muito especial do Papa João Paulo II, que é a mais extensa  deste livro, a que é a dedicada a Nossa Senhora de Fátima, que o protegeu no dia 13 de Maio de 1981, dia do atentado ao Papa e que foi proferida no Santuário de Fátima no dia 13 de Maio de 1982.
O orador salientou também que este livro contém diferentes tipos de orações: de meditação, de consagração, de petição, mas destacou que a maior oração que o Papa João Paulo II realizou, foi a “oração do silêncio”.
Ao longo da conferência foi intercalando com orações que salientou em cada capítulo e que foram rezadas por todos os presentes.
O padre Roberto terminou esta conferência num espírito de fé com uma oração deste livro, rezada por todos, diante da Cruz da Evangelização, que o Papa João Paulo II entregou em Buenos Aires, na Argentina, em 1987, nas primeiras Jornadas Mundiais da Juventude fora de Roma ao continente Europeu.
Voltar para o blogue