A vida humana é inviolável

A vida humana é inviolável

A PAULUS Editora, com o apoio da Federação Portuguesa pela Vida, realizou no dia 10 de dezembro, na Igreja de Cristo Rei da Portela, uma conferência intitulada «A importância do valor fundamental da Vida», a propósito do livro Vida Plena.

A conferência, orientada pelo Dr. Luís Paulino Pereira, médico especialista em medicina geral e familiar e autor da obra, contou com a presença do Dr. José Maria Seabra Duque, jurista e Coordenador-Geral da Caminhada pela Vida.

Na intervenção de Luís Paulino Pereira foram destacados quatro aspetos essenciais, já em destaque no livro Vida Plena: a medicina como uma vocação, a importância da família na defesa da vida humana, a valorização e reestruturação do Serviço Nacional de Saúde e a defesa da vida humana desde a sua conceção até à sua morte natural. Este último aspeto em especial destaque, tendo em conta a aprovação no parlamento, em 09 de dezembro, do diploma com o projeto de lei que propõe a regulamentação da eutanásia em Portugal.

Por seu lado, José Maria Seabra Duque centrou o seu discurso na inconstitucionalidade de uma lei que aprove a eutanásia, tendo em conta o artigo n.º 24 da Constituição da República Portuguesa que afirma, no seu artigo primeiro, que «a vida humana é inviolável».

Ambos concordaram com a importância do adequado acompanhamento, por parte da sociedade, das pessoas em sofrimento e de um melhoramento, em todo no território nacional, dos serviços que prestam cuidados paliativos.

Estes e outros temas, relacionados com o valor fundamental da vida, podem ser encontrados no livro Vida Plena, à venda nas Livrarias Paulus.

Voltar para o blogue