Apresentação do livro a Comunicação da Igreja é um Encontro

Apresentação do livro a Comunicação da Igreja é um Encontro

«Todos somos frutos de um encontro», começava por afirmar o Pe. Nélio Pita, Superior Provincial da Congregação da Missão, vulgarmente conhecidos por padres vicentinos, na apresentação do livro: A Comunicação da Igreja é um encontro, editado pela Paulus Editora, da autoria de Pe. Pedro Guimarães, também ele sacerdote vicentino, a 6 de novembro de 2021, na Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa.
A obra, agora trazida a público, é o resultado da reflexão académica, nos estudos de especialização em Pastoral, do Pe. Pedro Guimarães. Trabalho que aborda um novo método pastoral, onde a comunicação é um instrumento fundamental, porque propulsora de encontros. Uma reflexão motivada por encontros concretos com pessoas e acontecimentos, porque o ser cristão é o resultado de um encontro com uma Pessoa Concreta: Cristo, Palavra eterna de Deus.
A apresentação, conduzida pelo diretor editorial da Paulus, Pe. Tiago de Melo, contou um número significativo de cristãos, amigos e familiares do autor, dos padres vicentinos e da Paróquia de São Tomás de Aquino.
Entre os presentes, Inês Espada Vieira, a quem se deve o prefácio desta obra, que salientou que este é um «livro muito bem escrito, com movimento e ritmo, numa espécie de ondulação que envolve o leitor». O leitor que é convidado a perceber que a comunicação da Igreja é permitir encontros concretos, e por este motivo a pertinência deste trabalho que, não sendo apenas académico, reflete sobre a comunicação no mundo de hoje e a importância de habitar novos espaços de comunicação.
Recordando, como afirmava o Pe. Tiago de Melo, que a comunicação da Igreja, e comunicar a própria Igreja, é distinta, desinteressada. Há apenas um objectivo: «deixar-se transformar pela mensagem». Mensagem que nos faz «passar do like ao amén», concluía o Pe. Pedro Guimarães, citando o Papa Francisco.
Voltar para o blogue