O professor e presidente emérito do instituto, Pe. Angelo Di Bernardino, na sua apresentação, ressaltou a dimensão patrística da obra de Isabel Cardoso, fundamentada num estudo sobre São João Damasceno. D. Carlos Azevedo, membro do Pontifício Conselho da Cultura, sublinhou ainda a atualidade da obra e a sua grande qualidade estilística, metodológica e técnica. Dois discursos que se complementaram na perfeição, dando aos presentes um belo panorama do livro que aborda a questão do culto das imagens no Cristianismo, especialmente no primeiro milénio, e como São João Damasceno defendeu e justificou o culto às imagens combatendo os chamados «iconoclastas».
O Ir. Darlei Zanon, representante da PAULUS Editora no evento, contextualizou a obra no conjunto da coleção «Teologia Portuguesa», que procura valorizar e divulgar a produção teológica nacional. Uma coleção recente mas que já conta com a presença dos principais teólogos do nosso país.
O evento recebeu o apoio da Embaixada de Portugal junto à Santa Sé e do Istituto Portoghese di Sant’Antonio in Roma, tendo decorrido a apresentação na sede do instituto, ao lado da Igreja de Santo António dos Portugueses.

(Fotos de: Gianni Proietti – IPSAR)