«Ide a José» apresentado em Roma

«Ide a José» apresentado em Roma

A convite do Senhor Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Lima, sete sacerdotes portugueses residentes no Pontifício Colégio Português em Roma, cidade onde frequentam as respetivas universidades eclesiásticas, apresentaram a recente obra literária de conjunto, «Ide a S. José. O mistério de S. José na vida da Igreja», editado pela PAULUS Editora sob coordenação do Pe. David Palatino.
A apresentação decorreu na tarde do dia 26 de maio na sede da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, em Roma (Villa Lusa).

Com o intuito de celebrar o Ano de S. José, decretado pelo Papa Francisco a 8 de dezembro (decorrendo até ao dia 8 de dezembro de 2021), o Excelentíssimo Senhor Embaixador de Portugal junto da Santa Sé convidou assim comunidade eclesiástica portuguesa em Roma, entre outros convidados e amigos, a fim de promover esta apresentação.  
 
Esta obra trata-se de uma iniciativa levada a cabo por sete sacerdotes portugueses residentes no Pontifício Colégio Português em Roma, cidade onde frequentam as respetivas universidades eclesiásticas. Sob coordenação do Pe. David Palatino, a obra pretende repensar a fundo a figura de S. José em várias dimensões, numa obra que se tornou num “pequeno tratado de josefologia”. Da área bíblica à teologia dogmática, da história à piedade popular, da liturgia à arte e música, pretende-se assim recuperar a importância da figura de S. José, o pai adotivo de Jesus, para a vida cristã, sobretudo neste tempo da «metamorfose social do pai» e da «erosão existencial da pandemia».
 
Os autores e as áreas abordadas são: «O testemunho de S. José nos escritos do Novo Testamento» (Pe. David Palatino - Patriarcado de Lisboa); «A construção de S. José: um percurso pelas fontes» (Pe. Pedro Daniel Marques - Arquidiocese de Braga); «São José na liturgia romana» (Pe. Pedro Santos – Diocese de Coimbra); «O percurso de S. José na história da devoção e da espiritualidade» (Pe. Ricardo Cardoso – Arquidiocese de Évora); «O silêncio fez-se palavra: aspetos da iconografia de São José na história da salvação» (Pe. António Estêvão – Diocese do Funchal); «A expressão musical da Igreja Católica a São José: um excursus do canto gregoriano à música litúrgica portuguesa» (Pe. Bruno Ferreira – Diocese do Porto); «Fazer teologia com José» (Pe. José Miguel Cardoso – Arquidiocese de Braga).


«Ide a José» encontra-se já disponível em paulus.pt 

Créditos das fotos: Padre Ricardo Correia
Voltar para o blogue