Maria é a «beleza que nos atesta a beleza essencial da unidade de Cristo»

Maria é a «beleza que nos atesta a beleza essencial da unidade de Cristo»

O bispo de Beja, D. João Marcos, lançou com a PAULUS Editora a obra A Beleza da Virgem Maria, na sequência do livro Imagens da Fé. Este livro contém 12 catequeses marianas ilustradas com obras de D. João Marcos, algumas das muitas que existem espalhadas pelo país, e foi apresentada na Igreja da Brandoa, vigararia da Amadora.
 
 A apresentar a obra esteve o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que referiu que «D. João nos mostra que o Evangelho de Jesus Cristo não existe sem o envolvimento mariano. Ela aparece como que “a nova Terra onde nasce a nova Humanidade”, como dizem os padres de Igreja».
 
Maria é a «beleza que nos atesta a beleza essencial da unidade de Cristo. E é por isso que ela sempre tocou tanto às sucessivas gerações de cristãos», disse D. Manuel Clemente.
Afirmando que a teoria de que a «Igreja é feminina» é algo que tem sido realçado pela Igreja moderna, no seguimento do que defendiam as comunidades originais, D. Manuel Clemente refere como Paulo VI, no Concílio Vaticano II, faz surgir a ideia de Maria como mãe da Igreja «no sentido de que, sendo a Igreja o Corpo de Cristo, ela continua a ser gerada pela mãe de Jesus». «Esta é uma realidade tão forte que nos faz perceber o que somos como Igreja no mundo: lugar onde o corpo de Deus continua a ser gerado. Maria tem uma beleza ofuscante e por isso encontra maneiras simples de se apresentar, como aos pastorinhos, ou não teríamos capacidade para a receber ou compreender completamente», defende o Cardeal-Patriarca de Lisboa.
 
A terminar, D. Manuel Clemente referiu que, «quando olhamos para Maria, percebemos o que devemos ser todos nesta união com Jesus Cristo», e por isso «estas catequeses que estão neste livro farão bem a quem as ler e rezar, contribuirão muito no sentido mariológico da vida cristã, para quem as aproveitar».
 
D. João Marcos apresentou a sua obra lendo uma das catequeses, dedicada à beleza da Virgem Maria. Começando por referir não ter feito «estas catequeses para serem lidas por muita gente», afirmou estar muito satisfeito por poderem ser úteis a mais gente. O bispo de Beja afirma que «a beleza de Maria é uma arma terrível entregue à Igreja, não apenas para dissuadir e seduzir, mas para combater o bom combate e derrotar os inimigos».
 
D. João Marcos afirma que «desde sempre a Igreja viu em Maria a mais bela das criaturas», e que «quem se torna amigo da Virgem Maria e se deixa contagiar pela sua beleza encontra a melhor proteção contra as ciladas do inimigo». Por isso, sugere que os cristãos, como Maria, «se deixem revestir com as vestes da salvação e com o manto da justiça de Deus». «Como ela, aceitemos também e aprendamos a usar essas duas asas para não sermos vencidos pelo inimigo», concluiu.
 
A Beleza da Virgem Maria está à venda em todas as livrarias do país e em paulus.pt.

Veja as fotos do evento aqui:
Apresentação «A beleza da Virgem Maria»
Voltar para o blogue