A apresentar a obra esteve o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que referiu que «D. João nos mostra que o Evangelho de Jesus Cristo não existe sem o envolvimento mariano. Ela aparece como que “a nova Terra onde nasce a nova Humanidade”, como dizem os padres de Igreja».
Maria é a «beleza que nos atesta a beleza essencial da unidade de Cristo. E é por isso que ela sempre tocou tanto às sucessivas gerações de cristãos», disse D. Manuel Clemente.
Afirmando que a teoria de que a «Igreja é feminina» é algo que tem sido realçado pela Igreja moderna, no seguimento do que defendiam as comunidades originais, D. Manuel Clemente refere como Paulo VI, no Concílio Vaticano II, faz surgir a ideia de Maria como mãe da Igreja «no sentido de que, sendo a Igreja o Corpo de Cristo, ela continua a ser gerada pela mãe de Jesus». «Esta é uma realidade tão forte que nos faz perceber o que somos como Igreja no mundo: lugar onde o corpo de Deus continua a ser gerado. Maria tem uma beleza ofuscante e por isso encontra maneiras simples de se apresentar, como aos pastorinhos, ou não teríamos capacidade para a receber ou compreender completamente», defende o Cardeal-Patriarca de Lisboa.
A terminar, D. Manuel Clemente referiu que, «quando olhamos para Maria, percebemos o que devemos ser todos nesta união com Jesus Cristo», e por isso «estas catequeses que estão neste livro farão bem a quem as ler e rezar, contribuirão muito no sentido mariológico da vida cristã, para quem as aproveitar».
D. João Marcos apresentou a sua obra lendo uma das catequeses, dedicada à beleza da Virgem Maria. Começando por referir não ter feito «estas catequeses para serem lidas por muita gente», afirmou estar muito satisfeito por poderem ser úteis a mais gente. O bispo de Beja afirma que «a beleza de Maria é uma arma terrível entregue à Igreja, não apenas para dissuadir e seduzir, mas para combater o bom combate e derrotar os inimigos».
D. João Marcos afirma que «desde sempre a Igreja viu em Maria a mais bela das criaturas», e que «quem se torna amigo da Virgem Maria e se deixa contagiar pela sua beleza encontra a melhor proteção contra as ciladas do inimigo». Por isso, sugere que os cristãos, como Maria, «se deixem revestir com as vestes da salvação e com o manto da justiça de Deus». «Como ela, aceitemos também e aprendamos a usar essas duas asas para não sermos vencidos pelo inimigo», concluiu.
A Beleza da Virgem Maria está à venda em todas as livrarias do país e em paulus.pt.
Veja as fotos do evento aqui:
