O livro, de autoria de André das Neves Afonso, parte de um estudo de caso do património do Patriarcado de Lisboa, para perceber de que forma se pode organizar a rede museológica e o património de uma diocese no sentido de o colocar verdadeiramente ao serviço dos fiéis e da evangelização. A obra agora apresentada é a face mais visível da dissertação de mestrado em Museologia e Museografia do autor, uma iniciativa muito elogiada pelo prefaciador, José António Falcão, historiador de arte e diretor do departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. «Esta obra é uma lufada de ar fresco neste ambiente por vezes bafiento que diz respeito à museologia eclesiástica», afirmou.
A apresentação da obra esteve ao cuidado de Fernando António Baptista Pereira, historiador de arte e diretor do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, que referiu que, para além de todo o contéudo teórico, a inovação surge na proposta de aplicação prática desta obra. «O André não se limita a teorizar o que se pretende dos museus da Igreja, mas antes apresenta soluções e exemplifica na prática como é que esses museus podem ser mais bem geridos, numa rede que partilha recursos e faz monitorização da realidade museológica». O professor Fernando António Baptista Pereira reforçou a importância desta obra para todos os que trabalham ou se interessam por esta área da museologia, e elogiou a «abertura de espírito» da PAULUS Editora, cuja «missão pastoral fica mais enriquecida com esta obra».
O livro Museus da Igreja – Missão pastoral e cultural, pode ser encontrado em todas as livrarias e também online em http://paulus.pt/museus-da-igreja.
