«O sinal admirável do Presépio»

«O sinal admirável do Presépio»

O Papa Francisco apresentou, este domingo, a carta apostólica Admirabile Signum, sobre o significado e valor do presépio. O texto, divulgado na localidade italiana de Greccio, a cerca de 100 quilómetros a norte de Roma, refere que o nascimento de Jesus foi um «acontecimento único e extraordinário que mudou o curso da história». Foi nesta localidade italiana que São Francisco de Assis fez a primeira representação do nascimento de Jesus, um presépio vivo, em 1223.

«Nascendo no Presépio, o próprio Deus dá início à única verdadeira revolução que dá esperança e dignidade aos deserdados, aos marginalizados: a revolução do amor, a revolução da ternura. Do Presépio, com meiga força, Jesus proclama o apelo à partilha com os últimos, como estrada para um mundo mais humano e fraterno, onde ninguém seja excluído e marginalizado», escreveu Francisco. O Santo Padre recorda-nos que «armar o Presépio em nossas casas ajuda-nos a reviver a história sucedida em Belém».

Uma carta apostólica é um dos meios mais comuns dos pontífices falarem de um determinado tema de forma objetiva e específica. O sinal admirável do presépio, do Papa Francisco, prefaciada pelo Cardeal D. Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, é um convite aos fieis e a todos os homens e mulheres de boa vontade para construir e montar esses presépios, não só dos mais belos e refinados materiais, ou também simples elementos, mas, sobretudo, construir a realidade nova que o Verbo incarnado trouxe à humanidade. Esta carta é um convite à renovação do amor, presente na vida que nasce e recria todas as coisas.

O sinal admirável do Presépio já está disponível em todas as livrarias nacionais e online em www.paulus.pt.

Voltar para o blogue