A presidência foi do sr. Arcebispo de Porto Velho - RO, Dom Roque Paloschi, e concelebração do Provincial do Brasil, pe. Claudiano Avelino dos Santos, o pároco, José Edson Alexandre, e vários sacerdotes. Houve participação de um diácono paulino, religiosos carmelitas, religiosas filhas de São Paulo e toda a comunidade paroquial.
O neo-presbítero escolheu como lema de sua ordenação o imperativo vocacional de São Paulo: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16). Pe. Tiago é brasileiro, tem duas irmãs, uma é religiosa Filha de São Paulo. Desde dezembro de 2018 pertence à Região Portugal-Angola, atualmente é o Diretor Editorial da PAULUS Portugal e superior delegado da comunidade dos paulistas em Alvalade, Lisboa.
Na homilia, dirigindo-se ao candidato, Dom Roque exortou: “Querido diácono Tiago, hoje o Senhor te confia o mandato de oferecer por Ele, com Ele e nEle o mesmo sacrifício do Calvário. Efetivamente, hoje a Igreja te configura a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote. Com este título, que no sacerdócio te faz cooperador da ordem episcopal, serás pregador intrépido do Evangelho, Pastor do Povo de Deus; presidirás aos atos de culto, de maneira especial na celebração do sacrifício do Senhor”.
Ao final da celebração, foram lidas duas mensagens ao neo-presbítero: uma do Superior Geral, Pe. Valdir José De Castro, e outra do Superior Regional, pe. Favio Marín, que por causa das restrições sanitárias não pode estar presente, mas delegou esta presença ao Superior Provincial do Brasil.
A Ordenação Sacerdotal foi precedida por um tríduo vocacional, de 24 a 26, celebrado em diversas Capelas do munícipio nas quais o jovem presbítero, em sua adolescência e juventude, frequentava e ajudava como acólito e membro da pastoral juvenil. Nestes dias houve formação para as pastorais e movimentos da Paróquia promovida pelos Padres e Irmãos Paulinos, Irmãs Paulinas e colaboração de um missionário redentorista e o organista do Santuário Nacional de Aparecida, de São Paulo. A Primeira Missa foi celebrada no dia 29, dia de São Pedro e São Paulo, na mesma igreja onde o pe. Tiago foi ordenado, data especial para a cidade já que é festa do co-padroeiro do município, São Pedro.