PAULISTAS têm novo sacerdote

PAULISTAS têm novo sacerdote

Os Paulinos do Brasil e de Portugal celebraram na tarde do dia 27 de junho a Ordenação Presbiteral de Tiago Vicente Rodrigues de Melo (32 anos), na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no município de Goiana, no Estado de Pernambuco (Brasil), igreja com 450 anos de história.

A presidência foi do sr. Arcebispo de Porto Velho - RO, Dom Roque Paloschi, e concelebração do Provincial do Brasil, pe. Claudiano Avelino dos Santos, o pároco, José Edson Alexandre, e vários sacerdotes. Houve participação de um diácono paulino, religiosos carmelitas, religiosas filhas de São Paulo e toda a comunidade paroquial.

O neo-presbítero escolheu como lema de sua ordenação o imperativo vocacional de São Paulo: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16). Pe. Tiago é brasileiro, tem duas irmãs, uma é religiosa Filha de São Paulo. Desde dezembro de 2018 pertence à Região Portugal-Angola, atualmente é o Diretor Editorial da PAULUS Portugal e superior delegado da comunidade dos paulistas em Alvalade, Lisboa.

Na homilia, dirigindo-se ao candidato, Dom Roque exortou: “Querido diácono Tiago, hoje o Senhor te confia o mandato de oferecer por Ele, com Ele e nEle o mesmo sacrifício do Calvário. Efetivamente, hoje a Igreja te configura a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote. Com este título, que no sacerdócio te faz cooperador da ordem episcopal, serás pregador intrépido do Evangelho, Pastor do Povo de Deus; presidirás aos atos de culto, de maneira especial na celebração do sacrifício do Senhor”.

Ao final da celebração, foram lidas duas mensagens ao neo-presbítero: uma do Superior Geral, Pe. Valdir José De Castro, e outra do Superior Regional, pe. Favio Marín, que por causa das restrições sanitárias não pode estar presente, mas delegou esta presença ao Superior Provincial do Brasil.

A Ordenação Sacerdotal foi precedida por um tríduo vocacional, de 24 a 26, celebrado em diversas Capelas do munícipio nas quais o jovem presbítero, em sua adolescência e juventude, frequentava e ajudava como acólito e membro da pastoral juvenil. Nestes dias houve formação para as pastorais e movimentos da Paróquia promovida pelos Padres e Irmãos Paulinos, Irmãs Paulinas e colaboração de um missionário redentorista e o organista do Santuário Nacional de Aparecida, de São Paulo. A Primeira Missa foi celebrada no dia 29, dia de São Pedro e São Paulo, na mesma igreja onde o pe. Tiago foi ordenado, data especial para a cidade já que é festa do co-padroeiro do município, São Pedro.
 
Voltar para o blogue