PAULUS apresenta Diretório homilético

PAULUS apresenta Diretório homilético

O documento da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos surge agora no mercado português com a chancela da PAULUS Editora. Diretório homilético é um documento que oferece a todos os sacerdotes orientações comuns e precisas para a preparação das homilias, tornando-se assim um manual essencial para todo o clero e seminaristas.

Na apresentação da obra, de D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda refere que «a homilia deve ser “como que o anúncio das maravilhas de Deus na história da salvação ou do mistério de Cristo”. Diz o Presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade que «se trata de um texto bem elaborado e de um útil e precioso subsídio para a formação inicial e permanente dos pregadores bispos, presbíteros e diáconos.»

O texto está dividido em duas partes e dois apêndices: a homilia e o âmbito litúrgico; ars praedicandi. Na primeira parte descreve-se a natureza, a função e o contexto peculiar da homilia; na segunda parte exemplificam-se as coordenadas metodológicas que o homileta deve conhecer. Os apêndices recolhem as referências do Catecismo da Igreja Católica e do Magistério pós-conciliar sobre a homilia.

Para D. José Cordeiro «esta forma concreta, breve e indicativa do Diretório homilético é um contributo precioso para a arte da celebração.» Recorda-nos o Bispo de Bragança-Miranda que o Papa Francisco diz que a homilia «deve ter um carácter quase sacramental [...]. Na homilia, a verdade anda de mãos dadas com a beleza e o bem», onde se fala ao coração, a partir do coração santo da Palavra proclamada e celebrada.

O Diretório homilético pretende dar uma resposta ao pedido formulado por alguns participantes no Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus e ao desejo do Papa Bento XVI que pediu às instâncias competentes que preparassem um Diretório sobre a homilia. Também o seu sucessor, o Papa Francisco, faz da pregação uma das prioridades da vida da Igreja, como claramente emerge da sua primeira Exortação Apostólica Evangelium gaudium.

Já à venda aqui 
Voltar para o blogue