PAULUS Editora: Um ano com a vida consagrada

PAULUS Editora: Um ano com a vida consagrada

Começa este este domingo o Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco. Intimamente relacionado com as celebrações dos 50 anos do Concílio Ecuménico Vaticano II, estará marcado pelo cinquentenário do Decreto Perfectae caritatis, sobre a renovação da vida consagrada, publicado em 1965.

Em Portugal, a PAULUS Editora acompanha este ano com a publicação de um conjunto de obras fundamentais para auxiliar uma melhor vivência do Ano da Vida Consagrada (http://paulus.pt/ano-da-vida-consagrada): um itinerário com propostas de orações, um amplo guia com os principais assuntos relativos à vida consagrada e um compêndio com todos os documentos pós-conciliares dedicados à vida consagrada. Além disso, serão organizados cine-fórum mensais em diversas paróquias.

Segundo o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Religiosa e Sociedades de Vida Apostólica, este é «um tempo de graça» para a vida consagrada, em que é possível vislumbrar a orientação do Espírito Santo, devendo sempre admitir as «fraquezas e infidelidades como experiência da misericórdia e do amor de Deus». O Cardeal João de Aviz exorta a que estes 50 anos de graça sejam celebrados numa tríplice dimensão. O primeiro grande objetivo será o de recordar, com grata memória, este passado recente. Por outro lado, os consagrados devem ser capazes de «abraçar o futuro com esperança». O terceiro objetivo será o do testemunho, evidenciado a «beleza do seguimento de Cristo nas múltiplas formas em que se desenvolve» a vida consagrada.

O Ano da Vida Consagrada foi convocado pelo Papa Francisco e prolonga-se até ao Dia do Consagrado, a 2 de fevereiro de 2016. Está repleto de iniciativas variadas: celebrações eucarísticas e momentos de oração, congressos sobre a formação e um simpósio teológico sobre a vida consagrada, que há de marcar o encerramento das celebrações.

Descarreque aqui o folheto com as sugestões da PAULUS Editora para o Ano da Vida Consagradao ou visite aqui a página dedicada a este Ano.
Voltar para o blogue