No primeiro dia de votações no Capítulo dos paulistas, o Pe. Valdir foi eleito logo à 2ª votação, uma rapidez invulgar na congregação. «Não costuma ser uma eleição tão rápida, de facto. É sinal da grande comunhão que existe em todos os membros da assembleia capitular», refere o Pe. José Carlos Nunes, superior regional de Portugal e membro do Capítulo, à Família Cristã.
Feita esta eleição, o Pe. Valdir já aceitou o cargo e já tomou posse numa pequena cerimónia de profissão de fé. Os trabalhos do capítulo passarão, a partir de agora, a serem presididos pelo superior geral, nomeadamente as eleições de conselheiros que se seguem e a posterior aprovação do documento programático para os próximos seis anos. «Serão eleitos seis conselheiros, um de cada vez, sendo que só poderão haver quatro votações por dia», explica o Pe. José Carlos Nunes, que referiu que, ao tomar posse, o Pe. Valdir saudou todos os membros capitulares e afirmou que pretende, «com a ajuda de Deus e dos irmãos», «levar a congregação para a esperança».
No final da tomada de posse, e durante as saudações, o Pe. José Carlos saudou o novo superior geral, que conhece bem o nosso país, em virtude já cá ter estado em diversas ocasiões para realizar retiros e formações. «Manifestei a minha alegria pela sua eleição, já que conhece tão bem o nosso país, e disse-lhe que iria confiar a sua pessoa e o seu mandato a Nossa Sra de Fátima, ao que ele sorriu e agradeceu», contou o sacerdote português.