Rui Sousa vence Prémio PAULUS 2014

Rui Sousa vence Prémio PAULUS 2014

Rui Manuel Gomes Sousa, da Universidade Católica de Braga, é o vencedor do Prémio PAULUS de Edição 2014. A dissertação A Igreja é Corpo de Cristo – Para um estudo da eclesiologia paulina, orientada pelo Professor João Duque e defendida em 2012, foi a escolhida pelo júri entre 31 candidatas ao Prémio.
 
Para o Professor João Lourenço, diretor da Faculdade de Teologia da UCP e um dos seis membro do júri, «trata-se de um trabalho muito bem elaborado, profundamente teológico, com um tema clássico da Eclesiologia, bem documentado e sustentado teologicamente.» Também membro do júri, D. Pio Alves, refere que «desde o título às conclusões, o autor é exemplarmente fiel ao trabalho que promete e que vai desenvolvendo com notável rigor e clareza metodológica. O texto bíblico, nas abordagens introdutórias e na análise central, são, de facto, o centro de atenção que governa o discurso». Segundo o bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicação, o autor «utiliza, com propriedade e maturidade, adequada linguagem teológica.»
Os 31 candidatos ao Prémio PAULUS de Edição 2014 são provenientes de sete núcleos universitários de três países.  A UCP de Lisboa, de Braga e do Porto, a Universidade de Coimbra e a Portucalense IDH, representam Portugal. De Espanha e Itália surgem candidatos das Universidades de Comillas e da Gregoriana.

O vencedor, Rui Manuel Gomes Sousa, tem 25 anos e foi ordenado presbítero em Julho deste ano. É natural de Macieira de Rates, Barcelos. Foi seminarista na arquidiocese de Braga, onde frequentou a Faculdade de Teologia. É Administrador Paroquial em cinco comunidades de Vila Verde e membro da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Litúrgica e Sacramentos.
Rui Sousa recebeu a notícia do Prémio com «grande surpresa por não estar a contar que um tema tão específico como a eclesiologia fosse publicado pela PAULUS Editora», uma vez que «o público da teologia em Portugal é muito reduzido». «Sinto-me agraciado com este prémio que me coloca mais ao serviço da Igreja», afirma o sacerdote bracarense.
Para o vencedor do Prémio PAULUS «seria ótimo que mais pessoas tivessem acesso a estes temas e se sentissem desafiados a aprofundar a fé a partir da sua consciência crente.» Algo para o qual o Prémio PAULUS espera dar um precioso contributo, permitindo que o pensamento teológico possa chegar, através de uma linguagem mais acessível, a um público mais amplo. Segundo o sacerdote bracarense, este Prémio é também «uma oportunidade para lançar novos nomes da teologia portuguesa com perspetivas teológicas mais juvenis.»

O diretor editorial da PAULUS Editora considera que «a repercussão e os resultados do Prémio PAULUS de Edição são motivo de alegria e orgulho, e uma prova de que os objetivos foram alcançados e as nossas expectativas superadas.» A PAULUS Editora recebeu «excelentes trabalhos, que certamente também mereceriam ser premiados e publicados», refere o Ir. Darlei Zanon, mas «o mais interessante foi a grande adesão de estudantes portugueses em formação em sete diferentes polos universitários, em Portugal e no estrangeiro, e de diversos cursos além da teologia, o que mostra que a temática religiosa tem um lugar preponderante também no mundo académico.»
Ao anunciar o premiado deste ano, a PAULUS Editora abre as candidaturas para o Prémio PAULUS de Edição 2015. O Diretor-geral da PAULUS Editora, Pe. Rui Tereso, afirma que «as expectativas são muito boas, devido à grande adesão que teve a primeira edição» e acrescenta que a divulgação do vencedor do Prémio de 2014 e a publicação da sua obra irá atrair e despertar mais interesse por parte dos estudantes e das universidades.
 
O lançamento do livro A igreja é corpo de Cristo será no dia 10 de dezembro pelas 18h30 na Faculdade de Teologia de Braga. A apresentação da obra está ao cuidado do Professor João Duque.

O Prémio PAULUS de Edição é uma iniciativa do Instituto Missionário Pia Sociedade de São Paulo que é proprietário da PAULUS Editora e tem como objetivo promover a reflexão teológico-cristã nacional, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores. As obras concorrentes devem ser inéditas e os candidatos podem enviar os seus trabalhos para a PAULUS Editora até ao dia 4 de abril de 2015.

​O regulamento completo está disponível aqui.

Conheça melhor o vencedor nesta entrevista concedida ao Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social de Braga. 
 
Voltar para o blogue