​DOCAT: é preciso fazer a «revolução do amor»

DOCAT: é preciso fazer a «revolução do amor»

O sunset de apresentação do DOCAT juntou mais de uma centena de pessoas no espaço da Marinha Portuguesa, junto ao rio Tejo, em Lisboa. Um encontro animado pela música do DJ António Mendes, da RFM, que contou com a presença de Marina Alvim que apresentou em conjunto com D. Manuel Linda, bispo das Forças Armadas e Segurança, a edição portuguesa do DOCAT.
 
O bispo defendeu que os cristãos devem saber falar duas línguas: «quem não falar a língua da fé e dos comportamentos não se safa». D. Manuel Linda lembrou como nasceu a doutrina social da Igreja no século XIX quando a Igreja deixa de falar apenas de questões de fé para falar também de direitos humanos, do salário dos trabalhadores, etc. «O Papa João Paulo II, já muito velhinho, pediu para uma comissão fazer uma síntese destes documentos. Essa comissão apresentou em 2004 o compêndio da doutrina social da Igreja. Foi publicado em 2005 e tem mais de 800 páginas. E só tem texto. Para vocês jovens que hoje têm outras linguagens, isso não vos serve de nada. Uma comissão internacional com extrema habilidade no campo da linguagem conseguiu pegar naquela linguagem e pô-la aqui no DOCAT», elogiou D. Manuel Linda.
 
Mariana Alvim lembrou os presentes que é bom parar um bocadinho e pensar. «Temos de abrandar, há que passar tranquilidade. Gosto muito da expressão “revolução do amor” que é preciso fazer.» A locutora da RFM salientou a importância da família para começar essa revolução. «Passamos a palavra aos nossos filhos. Eles terão amigos. Um milhão de jovens não é nada», defendeu rindo. Mariana Alvim afirmou ainda que o livro não tem um autor longínquo. «Somos todos autores, é a nossa leitura do Evangelho.» Mariana Alvim admite que não conhecia o projeto DOCAT. Ao ser convidada para apresentar a obra, a locutora da RFM foi ler e diz que «estão aqui imensas perguntas que nos colocamos a nós próprios».
 
DOCAT é um livro que aborda a Doutrina Social da Igreja numa linguagem jovem, acessível e dinâmica. Foi apresentado pelo Papa Francisco na Polónia, durante as Jornadas Mundiais da Juventude, no final de julho. O “sonho” do Santo Padre é ter um milhão de jovens a aplicar a Doutrina Social da Igreja em todo o mundo. «Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma doutrina social em movimento», refere o Papa Francisco no prefácio da obra.
 
O livro já se encontra disponível em todas as livrarias e em www.paulus.pt

​Vê as fotos aqui:
DOCAT  
Voltar para o blogue