Fundão: nova livraria é uma «paróquia da cultura»

Fundão: nova livraria é uma «paróquia da cultura»

Aconteceu este sábado a cerimónia de bênção e inauguração da PAULUS Livraria do Fundão, que contou com a presença de D. Manuel Felício, bispo da Guarda, e do Pe. Valdir de Castro, Superior-Geral da Sociedade de São Paulo.
 
D. Manuel Felício desafiou a Sociedade de São Paulo a levar as suas «propostas a outros ambientes» e iniciativas. «Era importante que este espaço não ficasse fechado, está aqui no Fundão, mas pode estar amanhã numa proposta na universidade, numa outra proposta no politécnico, nas paróquias, nos eventos mais importantes», referiu o bispo da Guarda.
 
A Sociedade de São Paulo tem uma presença apostólica na diocese da Guarda desde 1997 quando abriu uma livraria no Fundão, passados dez anos foi para a Covilhã e agora, 20 anos depois, regressa. O Pe. José Carlos Nunes, diretor editorial da PAULUS Editora, refere que deste modo «cumprimos o que o Papa Francisco deseja para a Igreja, que possamos ir para as periferias falar de Jesus Cristo, levar a Boa Nova, levar a alegria do Evangelho, de Jesus a toda a Humanidade». O Pe. José Carlos deseja que esta nova livraria seja um centro de cultura religiosa e formação humana cristã, por isso tem também um espaço polivalente que está «à disposição dos movimentos da Igreja, da paróquia e algumas associações».
 
Para o Pe. Valdir de Castro, Superior-Geral da Sociedade de São Paulo, «é sempre uma alegria» inaugurar uma livraria, porque tem como «missão a evangelização com a comunicação», apresentando e levando o Evangelho cada vez mais perto das pessoas.
 
Também presente na inauguração, o Pe. Manoel Quinta, o novo superior regional Portugal-Angola da Sociedade de São Paulo, referiu à Agência Ecclesia que a livraria é uma «paróquia da cultura». «Como numa paróquia a gente vai para alimentar o espírito através da escuta da Palavra de Deus, da Eucaristia, também vem para uma livraria alimentar o nosso espírito.»
 
A PAULUS Livraria do Fundão funciona de segunda a sexta-feira das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, na Rua Aurélio Pinto, 8, 6230-652 FUNDÃO (tel.: 275 771 035: livraria.fundao@paulus.pt).
Para além nova livraria, a PAULUS Editora tem mais cinco espaços, em Lisboa, Fátima, Ponta Delgada e Benguela – Angola e online em www.paulus.pt.

Com Agência Ecclesia


Bênção e inauguração - PAULUS Livraria Fundão  
Voltar para o blogue