História de Portugal confirma: «Temos Mãe!»

História de Portugal confirma: «Temos Mãe!»

A cripta da Basílica do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, recebeu a apresentação da obra Nossa Senhora e a História de Portugal, de D. Francisco José Senra Coelho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga. A apresentação esteve ao cuidado do cónego José Paulo Leite de Abreu, vigário-geral da Arquidiocese e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
 
O cónego José Paulo Leite de Abreu começou a apresentação manifestando o seu agrado por «fazer chegar ao coração e à mente de cada um este livro». Num estilo muito atrativo e cativador da centena e meia de pessoas presentes, referiu que o livro é composto por «poucas páginas, mas páginas de uma riqueza enorme». Para o vigário-geral da Arquidiocese bracarense, o livro tem o mérito de «conseguir, com muita clareza mental e partindo de uma simbologia cristã muito forte, que é a da aliança, delinear de uma forma absolutamente fantástica o que foi o nosso percurso histórico no que à devoção de Nossa Senhora diz respeito». 
 
D. Francisco José Senra Coelho, autor da obra, abriu o seu coração, explicando o que está por trás desta publicação, fruto de uma série de conferências, palestras e de encontros em muitas localidades do país e que nela se pretende «fazer uma referência ao cruzamento ente a história e a devoção do povo português a Nossa Senhora.» Para o bispo auxiliar de Braga, estas «são páginas que se leem num serão, mas são fruto de uma caminhada de compreensão e que são conclusão de uma peregrinação de reflexão».
 
Recordando as palavras do Papa Francisco em Fátima, «temos Mãe!», D. Francisco José Senra Coelho referiu que «é o que História de Portugal nos diz, temos Mãe!»
 
Representando a PAULUS Editora, o Pe. José Carlos Nunes agradeceu o acolhimento do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro a esta iniciativa e sublinhou «o carácter apostólico com que o Senhor D. Francisco José Senra Coelho confia as suas obras à PAULUS Editora». Referindo que o autor «nunca exige nada em troca a não ser o gosto de partilhar os frutos do seu estudo, reflexão e pregação para maior glória de Deus e o bem do povo cristão», o Pe. José Carlos Nunes testemunhou na primeira pessoa a generosidade, empenho, confiança e dedicação do autor da obra.
 
Nossa Senhora e a História de Portugal pretende situar na História de Portugal a devoção mariana do seu povo. O prefácio é de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

Nossa Senhora na História de Portugal  
Voltar para o blogue