José Cabral, vencedor do prémio Paulus de Edição 2018

José Cabral, vencedor do prémio Paulus de Edição 2018

A tese de Mestrado integrado em teologia, sobre o tema «Paternidade humana reflexo da paternidade divina; antropologia e ética. Ensaio no encalço da observação do Papa Francisco na Amoris Laetitia», elaborada e defendida por José dos Santos Tavares Cabral, na Universidade Católica em Lisboa, orientada pelo professor Jerónimo Trigo, foi o trabalho escolhido para ser o prémio Paulus de Edição 2018.

Na introdução, o autor sublinha que «o problema nos nossos dias não parece ser tanto a presença invasiva dos pais, mas ao contrário a sua ausência, o seu afastamento», escreve o Papa Francisco na Exortação Apostólica Amoris laetitia. Esta questão da ausência da figura simbólica do pai na família pareceu-nos sumamente importante. Por duas razões: por um lado, perceber que o enfraquecimento desta figura desestabiliza a família e a sociedade, desestrutura os filhos, tirando-lhes o rumo, a segurança e a vontade de assumir um projeto de vida e, por outro, perceber que numa sociedade na qual o homem já não sente a beleza, a grandeza e o conforto profundo contidos na palavra pai, também estará em causa aquilo que é o fundamento e o horizonte último da fé cristã: a contemplação do Pai celeste – «mostra-nos o Pai, e isso nos basta», diz Filipe a Jesus (Jo 14,8). 

José dos Santos Tavares Cabral  nasceu em Lagoa, concelho do Tarrafal, diocese de Santiago, Cabo Verde, a 12 de outubro de 1993. Após os primeiros estudos, com 14 anos de idade, entrou para o Seminário Menor de São José, localizado na cidade da Praia. Completado o ensino secundário, em setembro de 2011, seguiu para Portugal, a fim de dar continuidade à formação em vista do sacerdócio. Durante os anos de formação em Portugal, passou pelos seminários do Patriarcado de Lisboa: o Seminário Maior de São José de Caparide e o Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais. Em julho de 2018 completou o Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, no polo de Lisboa, e regressou a Cabo Verde para se preparar para a ordenação diaconal. Atualmente faz estágio pastoral na paróquia de São Salvador do Mundo, concelho de Picos, Cabo Verde.
Voltar para o blogue