Novo livro de D. João Lavrador: A Igreja em diálogo com o Mundo

Novo livro de D. João Lavrador: A Igreja em diálogo com o Mundo

O auditório do Paço Episcopal do Porto encheu-se para a apresentação do livro A Igreja em diálogo com o Mundo, de D. João Lavrador. O novo livro do bispo coadjutor de Angra recolhe um conjunto de reflexões escritas no jornal Voz Portucalense, entre maio de 2009 e julho de 2015.

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, começou a apresentação felicitando D. João Lavrador pelo dom da escrita, salientando que os artigos que escreveu no jornal Voz Portucalense não se cingem à diocese do Porto, mas têm uma abrangência universal, porque refletem os valores da Igreja no mundo. Para o bispo do Porto, o livro veio no momento oportuno, como forma de homenagear D. João Lavrador pelo serviço pastoral ao longo dos últimos anos na diocese do Porto.

Também interveio na apresentação o Pe. Manuel Correia Fernandes, diretor do semanário Voz Portucalense, referindo que os textos de D. João Lavrador sempre foram muito apreciados pelos leitores do jornal. O sacerdote destacou a disponibilidade do então bispo auxiliar, que desde a primeira hora acedeu a colaborar com o Voz Portucalense.

Para D. João Lavrador, este livro não serve apenas de agradecimento aos que o acompanharam ao longo dos últimos anos na diocese do Porto, mas é também uma forma de se dar a conhecer aos diocesanos dos Açores, porque «o que escreve é o que é», referiu. O novo bispo coadjutor de Angra explicou ainda o motivo de fazer muitas citações dos documentos da Igreja nos textos que escreve. Para o prelado, o importante é divulgar a palavra da Igreja, mais do que a sua própria palavra, e este é o motivo para utilizar e divulgar os documentos do magistério.

O Pe. José Carlos Nunes, diretor editorial da PAULUS Editora, salientou que a obra veio enriquecer o catálogo da PAULUS Editora, não só pela qualidade de conteúdo mas também da escrita. O sacerdote paulista explicou ainda que A Igreja em diálogo com o Mundo surgiu de um diálogo com D. João Lavrador e do forte trabalho em equipa entre o autor, o prefaciador, D. António Francisco dos Santos, a equipa da PAULUS Editora e o fotógrafo da diocese. Só com o empenho de todos foi possível apresentar a obra num curto espaço de tempo, de forma a estar disponível aquando da despedida da diocese do Porto e da entrada na diocese de Angra. Um trabalho em equipa no qual entra o Papa Francisco, uma vez que foi ele quem nomeou D. João Lavrador bispo desta nova diocese, sendo por isso o “principal responsável” pela publicação deste novo livro.

A Igreja em diálogo com o Mundo está disponível em todas as livrarias e em www.paulus.pt


  Apresentação «A Igreja em diálogo com o Mundo»
Voltar para o blogue