O feliz contexto de um texto, a fim de evitar pretextos

O feliz contexto de um texto, a fim de evitar pretextos

A PAULUS Editora, com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Lisboa), apresentou, no dia 29 de novembro de 2022, o novo livro do Pe. David Palatino, intitulado Viver e Proclamar a Palavra, reflexões Dominicais e Solenidades (Ano A – São Mateus).

A apresentação da obra esteve ao cuidado do Sr.º D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa. Na sua intervenção, entre os textos que achou mais oportuno evidenciar, o Patriarca de Lisboa ajudou a compreender a importância deste livro, editado pela PAULUS Editora, salientando que a «a plena compreensão da Escritura Sagrada só pode ser alcançada com a ajuda daqueles que estão munidos das ferramentas hermenêuticas adequadas e da interpretação autêntica feita pela Igreja». A obra é uma ferramenta adequada para a melhor aproximação ao texto da Sagrada Escritura, sem esquecer a autêntica interpretação, feita pela Igreja, dos textos.

Na mesma linha, o autor, Pe. David Palatino, esclarece que o trabalho de um biblista é feito em três etapas: trabalho exegético, atualização e atuação. A obra que agora se encontra disponível é o resultado das suas primeiras fases, que correspondem ao trabalho do biblista em ajudar-nos a compreender o que quer dizer o texto, na sua origem, e à sua atualização, enquanto reflexão daquilo que o texto nos pode dizer hoje.

A terceira etapa, como esclarecia o Pe. David Palatino, já depende de cada leitor. Citando São Gregório Magno, o autor afirmou que «as Palavras Divinas crescem juntamente com quem as lê». Deste modo, o Pe. David Palatino estimulava cada presente, que em suas mãos tinha uma adequada ferramenta para a aproximação do texto bíblico, a aproximar-se da Sagrada Escritura para que possa responder à questão: «o que é que o texto me diz a mim».

Voltar para o blogue