Papa quer jovens a revolucionar o mundo

Papa quer jovens a revolucionar o mundo

A edição portuguesa do DOCAT está disponível em todas as livrarias a partir desta sexta-feira, dia 9 de setembro. A PAULUS Editora é a distribuidora oficial para a língua portuguesa desta obra que aborda a Doutrina Social da Igreja numa linguagem jovem, acessível e dinâmica.

O DOCAT foi apresentado pelo Papa Francisco na Polónia, durante as Jornadas Mundiais da Juventude, no final de julho. O “sonho” do Santo Padre é o de ter um milhão de jovens a aplicar a Doutrina Social da Igreja em todo o mundo. «Com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo», diz o Papa no prefácio. O sonho de Francisco é que esta mudança aconteça pelas mãos dos jovens. «Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma doutrina social em movimento», refere o Santo Padre.

O DOCAT é uma tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica, tal como foi desenvolvida em importantes documentos desde Leão XIII. Está disponível em mais de 30 línguas e conta também com uma APP que transmite a Doutrina Social da Igreja de uma forma divertida.

Para o Santo Padre, «o mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria». O Papa Francisco desafia todos os jovens a irem para a política e a lutar pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres. «Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão», diz o Santo Padre.

A PAULUS Editora quer ser uma ajuda na concretização do “sonho” do Papa Francisco e por isso está a preparar uma programação, em conjunto com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, que vá ao encontro das necessidades e interesses dos jovens portugueses.

Para o Pe. José Carlos Nunes, diretor editorial da PAULUS Editora, o início do novo ano pastoral é a altura propícia para a apresentação deste novo livro da coleção YOUCAT, uma vez que «toda a Igreja portuguesa é convidada a participar neste desafio lançado pelo Papa». O sacerdote paulista está certo de que «a criatividade pastoral fará surgir belas iniciativas em todas as dioceses, paróquias e movimentos», uma vez que «todos certamente desejamos que os jovens e a Igreja em Portugal estejam à altura para “revolucionar o mundo”».

Dar a conhecer a Doutrina Social da Igreja e ajudar a agir de acordo com ela no dia a dia é o objetivo do DOCAT, agora disponível em todas as livrarias e em www.paulus.pt.

 
Voltar para o blogue