Na tarde do sábado, 13 de janeiro, os padres Tiago Melo, superior delegado de Portugal, e o Pe. José André, ecónomo, tomaram posse, como párocos in solidum, da Paróquia de São Paulo, em Lisboa. A Solene Eucaristia foi presidida pelo Sr. Patriarca de Lisboa, Dom Rui Valério, que demonstrou entusiasmo com o trabalho dos jovens sacerdotes na Igreja de Lisboa e de todo o Portugal, com a ação apostólica própria do carisma. A Igreja de São Paulo é datada do século 16 e foi reconstruída no século 18, depois do terramoto de 1755 e está localizada em Cais do Sodré, zona privilegiada do metro, comboio e internacionalmente conhecida pelo charmoso Mercado da Ribeira e sua bela zona turística à margem do Rio Tejo. Por muito tempo foi a única Igreja dedicada ao Apóstolo dos gentios de Portugal e é conhecida como São Paulo da Cidade.
Estavam presentes a Família Paulina (Paulinos, Paulinas, Pias Discípulas e Anunciatinas), os Sacerdotes da vigariaria I de Lisboa, a comunidade Católica Shalom, muitos amigos dos sacerdotes, pessoas ligadas à JMJ Lisboa 2023, comerciantes, representantes da Junta de Freguesia da Misericórdia, a Ordem dos Arquitetos e os paroquianos.
Silenciados por quase 30 anos, os sinos da Igreja São Paulo foram repicados, anunciando uma nova perspetiva missionária no coração de Lisboa. Em seu discurso final, Pe. Tiago Melo ressaltou as três linhas apostólicas que guiarão os trabalhos pastorais e apostólicos da comunidade: Bíblia, Comunicação e Cultura e Juventude. E para destacar estas livras operativas, foram entregues a três pessoas da assembleia símbolos como a Bíblia, livros relacionados à juventude e a nova imagem do Beato Tiago Alberione ao diretor da Agência Ecclesia, como sinal de proximidade e ligação especial ao apostolado da comunicação com e na Igreja em Portugal.
Ainda em seu discurso, o pároco moderador, Pe. Tiago Melo, insistia na mensagem do Papa Francisco que grita que a Igreja é para «todos, todos, todos», tornando, assim a Paróquia de São Paulo um lugar propício de encontro de culturas, de vozes e de corações, já que a zona de Cais do Sodré, o centro de Lisboa, é um verdadeiro areópago cultural, sendo um laboratório vivo da partilha e missão apostólica paulina.
Os Paulistas reconhecem que assumir este serviço pastoral, quando a Sociedade de São Paulo completa 80 anos de missão em Portugal, é um sinal do amor de Deus pela missão iniciada pelo Beato Pe. Tiago Alberione e que hoje pede a cada um de nós, religiosos, filhos de Alberione, a coragem de viver e dar Jesus Mestre pelos meios mais céleres e eficazes ao Povo de Deus, seja pela Editora Paulus e agora pela Paróquia São Paulo.
Após a Celebração Eucarística, todos foram convidados a um «porto de honra», onde o Patriarca brindou esse novo caminho que a comunidade que tem como padroeiro São Paulo, começa a trilhar, confiando a missão dos novos párocos à materna proteção de Maria, Senhora e Rainha da Paz.