Paulistas iniciam X Capítulo Geral

Paulistas iniciam X Capítulo Geral

Teve início no domingo, dia 25, o X Capítulo Geral dos Paulistas, convocado após o falecimento do Pe. Silvio Sassi, superior-geral da congregação, que faleceu a 14 de setembro do ano passado. Em Roma, na sua casa de retiros em Ariccia, vão estar representantes de todas as regiões do mundo em que os Paulistas marcam presença, num total de 60 participantes, que irão eleger um novo superior-geral e seus conselheiros, e aprovar o plano de ação para os próximos seis anos.
O tema do Capítulo, «Tudo faço pelo Evangelho. Paulistas, evangelizadores-comunicadores. Em Cristo novos apóstolos para a humanidade», explica a comissão organizadora do capítulo, está «em plena fidelidade ao Beato Fundador e com abertura corajosa para o futuro do carisma paulista no espírito de S. Paulo, o evangelizador cujo exemplo " tudo faço por causa do Evangelho," torna-se esclarecedor e definidor do apostolado de cada um de nós».
A região de Portugal estará representada pelo superior regional, o Pe. José Carlos Nunes, e pelo diretor editorial da PAULUS, Ir. Darlei Zanon, escolhido pelos seus pares para acompanhar o superior ao Capítulo. Parte do programa passa também pela apresentação de relatórios sobre as atividades das várias regiões de paulistas em todo o mundo, assim como a definição do novo rumo a traçar para a Congregação a partir deste Capítulo e das resoluções tomadas nos Capítulos anteriores, já que parte do programa coincide precisamente com a reflexão sobre os capítulos anteriores. «Evangelizar na comunicação e com a comunicação é o aspecto carismático que a nossa Congregação continua a actualizar. Por isso, também neste capítulo geral iremos reflectir sobre como actuar um projecto integral de evangelização, partindo da atitude pastoral que nos é específica: não ficar à espera que as pessoas venham até nós, mas levar Cristo até às pessoas através de todos os meios», afirma o Pe. José Carlos Nunes, superior regional dos Paulistas em Portugal.
As eleições estão marcadas para o meio do Capítulo, e deverão escolher o Superior Geral que irá liderar o futuro da congregação em todo o mundo. Os Paulistas em todo o mundo são 961, entre sacerdotes e religiosos, espalhados por 40 países em todos os continentes, com 113 comunidades, e encerraram, no final do ano passado, as comemorações do centenário da sua fundação pelo Beato Tiago Alberione.
Voltar para o blogue