Paulistas motivados para iniciativas de comunicação

Paulistas motivados para iniciativas de comunicação

Acontece este domingo, dia 8 de maio, o 50.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema «Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo». Para a PAULUS Editora e para a Sociedade São Paulo, a comemoração deste dia é uma das mais importantes, logo a seguir ao Natal, à Páscoa e à data da fundação da congregação, diz o Pe. José Carlos Nunes, superior regional dos Paulistas em Portugal e diretor editorial da PAULUS Editora. Por este motivo, «ao celebrar os 50 anos de instituição deste dia, sentimo-nos mais motivados para produzir mais iniciativas», refere.
 
A principal novidade para a celebração deste ano é a apresentação do novo sítio na internet da Revista FAMÍLIA CRISTÃ, que se encontra disponível a partir deste domingo. Com uma imagem renovada este novo sítio apresenta mais conteúdos multimédia, vídeo, fotografia, sons, bem como notícias, opinião e conteúdos para a vida cristã. São muitos os motivos para visitar regularmente este lugar que será complementar à revista em papel. Editada em Portugal há mais de 60 anos, a revista FAMÍLIA CRISTÃ pretende abordar todos os temas de um ponto de vista cristão.
 
A PAULUS Editora produziu também um vídeo que marca as comemorações do 50.º aniversário do Dia Mundial das Comunicações Sociais. Com a participação do Cón. António Rego, este vídeo apresenta a mensagem para este ano, mas faz também uma retrospetiva destes 50 anos.
 
Na mensagem para este dia, o Papa Francisco lembra que «não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica ou não, mas o coração do Homem e a sua capacidade de fazer bom uso dos meios ao seu dispor». Esta mensagem pontifícia é uma das integrantes no livro 50 mensagens. De Paulo VI a Francisco, que foi apresentado esta quinta-feira, uma iniciativa do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, com quem a PAULUS Editora colaborou diretamente. A obra que reúne as mensagens escritas ao longo destes 50 anos pelos Papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
 
Mas também na rádio se faz notar a presença da PAULUS Editora. O programa «Caminho de Emaús» é emitido em mais de 40 rádios locais e esta semana é dedicado ao tema das Comunicações Sociais. Uma temática transversal a todos os outros meios editoriais da PAULUS Editora: revistas FAMÍLIA CRISTÃ e SÍNTESE, bem como o sítio paulus.pt e redes sociais.
 
Por fim, mas não menos importante, a PAULUS Editora imprimiu e distribuiu a mensagem do Papa Francisco pelas PAULUS Livrarias e por inúmeras paróquias portuguesas. Neste folheto está também uma oração pelas comunicações sociais, que será rezada pelas comunidades ao longo deste domingo. Uma destas paróquias é a de São João de Brito, em Lisboa, de onde é transmitida a Eucaristia Dominical na Antena 1 e RDP internacional. O Pe. José Carlos Nunes presidirá a esta Missa que chega a milhares de pessoas espalhadas por todo o mundo.
 
A PAULUS Editora e a Sociedade São Paulo procuram desta forma valorizar e animar este dia, seguindo a regra de vida e o carisma paulista. Para o Pe. José Carlos Nunes, o objetivo não é «só assinalar o Dia Mundial das Comunicações Sociais mas também ajudar a compreender a sua importância na Igreja e na sociedade». Recorda-nos o sacerdote paulista que «a Pastoral da Comunicação, na Igreja, ainda é a filha pobre de toda a pastoral». É preciso aumentar a «consciência de que a comunicação é na sociedade um dos maiores motores de oportunidades de transformação da sociedade».

Voltar para o blogue