«Prémio PAULUS é uma bênção para a teologia»

«Prémio PAULUS é uma bênção para a teologia»

Kouobou Daniel, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa, é o vencedor do Prémio PAULUS de Edição 2017. A dissertação A afetividade no itinerário espiritual segundo as «Homilias sobre o Cântico dos Cânticos» de Orígenes – tradução e estudo teológico, orientada pelo Professor Doutor Isidro Pereira Lamelas, foi a escolhida pelo júri.

O vencedor tem 31 anos, é originário dos Camarões, e é religioso da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Licenciado em Economia pela Universidade de Dschang, nos Camarões, Kouobou Daniel deu os primeiros passos na vida religiosa no ano 2007 em Bafoussam, Camarões. Após as diferentes etapas formativas e noviciado neste país africano, frequentou o Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica, em Lisboa. Regressou aos Camarões em abril deste ano, para o estágio de vida religiosa, onde exerce a função de ecónomo da comunidade de Bonabéri (em Douala).

O autor recebeu a notícia «com um salto de alegria e de ação de graças».«É com certeza o ponto de chegada de um longo itinerário espiritual e académico, mas também o início de uma nova caminhada», referiu. Para Kouobou Daniel, «este trabalho é uma procura de fundamentos teológicos para uma espiritualidade integral, necessária para o modo de ser Igreja e cristão hoje. Uma espiritualidade de que a afetividade tem de ser parte integrante.»

Para o religioso dehoniano, «o Prémio PAULUS é uma bênção para a teologia em língua portuguesa». «Ele permite que as numerosas investigações teológicas feitas em português possam ser divulgadas e conhecidas internacionalmente», defendeu.

O Prémio PAULUS de Edição é uma iniciativa da PAULUS Editora e tem como objetivo promover a reflexão teológico-cristã em português, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores. Já estão abertas as inscrições para a edição do próximo ano. As obras concorrentes devem ser inéditas e os candidatos podem enviar os seus trabalhos para a PAULUS Editora até 31 de maio de 2018. O regulamento completo está disponível em http://paulus.pt/premio-paulus-edicao.

Voltar para o blogue