O Pe. Claudiano Avelino dos Santos, provincial eleito da nova Província Brasil - Portugal - Angola, visitou, pela primeira vez, a realidade Paulina em Portugal. Durante a sua estadia, de 23 a 31 de maio, o Padre Superior teve a oportunidade de conversar com os 7 membros da Congregação em Portugal, visitar livrarias, o centro de distribuição e também as Filhas de São Paulo e as Pias Discípulas do Divino Mestre.
No dia 26, na Universidade Católica de Lisboa, o Pe. Claudiano teve uma audiência com o Cardeal Patriarca de Lisboa, para apresentar a nova realidade geográfica e estreitar os laços de serviço à Igreja em Lisboa, mas sobretudo a nossa presença em Portugal. O Sr. Patriarca sublinhou a importância do nosso apostolado e agradeceu todo o serviço feito pelos paulinos, prometendo ainda que irá rezar por esta nova composição.
Entre as várias realidades visitadas pelo Provincial, conheceu também a Sede da Jornada Mundial da Juventude, bem como a equipa de Comunicação, da qual o Pe. Tiago Melo faz parte. Visitou a Livraria de Fátima e o Santuário, apresentando à Virgem de Fátima as intenções de cada Paulino e a preparação do 1º Capítulo Provincial.
No dia 29, Memória de Maria Mãe da Igreja e São Paulo VI, após a oração de Vésperas Solene na Capela Jesus Mestre, na Apelação, deu-se o rito da bênção da nova comunidade, reformada no 3º andar do prédio do “Armazém” - Centro de distribuição. Esta comunidade tem instalações para 6 membros da Congregação, mas também está preparada para dar resposta a outras necessidades do prédio apostólico e ainda a reinstalação da biblioteca que outrora estava no prédio principal e que foi transferida com as mesmas características. A nova casa, por vontade dos membros, chamar-se-há São Paulo Apóstolo. Os membros da Congregação encontram-se provisoriamente divididos em duas casas. Em Alvalade: Pe. Tiago Melo, Pe. José André, Pe. João Paulo e o Diác. Gilvan; e na Apelação: Pe. Mário Santos, Pe. Favio Marín e Pe. Jorge Forero.
O Pe. Claudiano, exortou a continuação do apostolado e motivou todos os membros a integrarem-se cada vez mais no apostolado, dando também os parabéns por todo o trabalho desenvolvido até agora. Convidou ainda os membros que não irão participar no Capítulo a estarem presentes, de forma online, na Assembleia. A comunidade de Portugal agradece ao Pe. Claudiano Avelino a visita, reza e deseja um bom ministério neste novo mundo apostólico que desponta na nova realidade paulina. (Pe. Tiago Vicente Rodrigues de Melo, ssp).