Reflexões de D. Francisco José Senra Coelho

Reflexões de D. Francisco José Senra Coelho

O recém-nomeado Bispo Auxiliar de Braga reúne num livro as reflexões escritas na rubrica «Diálogo com o padre», da revista FAMÍLIA CRISTÃ. Naquele espaço mensal de partilha, em forma de pergunta e resposta, Senra Coelho realizou durante cinco anos uma verdadeira “evangelização em diálogo”, falando de temas como a família, a fé, a Igreja, a sociedade, os valores e o testemunho cristão.
 
Para D. Senra Coelho «a relação direta com as pessoas através de uma pastoral de proximidade e presença é muito importante no contexto em que vivemos». Neste sentido a «rubrica “Diálogo com o Padre” abre aos leitores a possibilidade de dialogarem com um sacerdote sobre temas da sua vida. Estes diálogos servem muitas outras pessoas com dificuldades ou dúvidas semelhantes, ou amigas de pessoas a viverem situações similares. Por isso, esta atividade surge como um autêntico serviço pastoral de longo alcance».
 
No prefácio, D. Jorge Ortiga diz que «falar de valores e contravalores, de família e educação, de fé e testemunho de Igreja, tradição, Bíblia e espiritualidade, torna-se uma amostra que convida à leitura pausada, à reflexão esmerada e, talvez seja oportuno referi-lo, a um exame de consciência para, posteriormente, se situar numa atitude de diálogo com os outros». O Arcebispo primaz de Braga salienta que «numa linguagem clara, incisiva e interpelativa, são abordadas temáticas variadíssimas, incidindo em aspetos reais do quotidiano da vida. A organização por capítulos, e o modo como estes congregam essas temáticas, permite ao leitor uma maior compreensão daquilo que foi escrito em tempos diversificados e ao longo de anos». Para o prelado «consegue-se, assim, uma unidade vantajosa para esse evangelizar em diálogo».
 
D. Francisco Senra Coelho vai ser ordenado no dia 29 de junho, solenidade de S. Pedro e S. Paulo, na Sé de Évora, numa celebração presidida por D. José Alves, arcebispo de Évora, e concelebrada por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, e D. Maurílio Jorge de Gouveia, arcebispo emérito de Évora.

Livro disponível aqui. 
Voltar para o blogue