Sala cheia para conhecer «Caminhos de Vida Consagrada»

Sala cheia para conhecer «Caminhos de Vida Consagrada»

A PAULUS Livraria de Fátima recebeu esta segunda-feira, a apresentação do livro Caminhos da Vida Consagrada, de Aires Gameiro. Cerca de 80 pessoas conheceram em primeira mão este livro com que a PAULUS Editora marca o encerramento do Ano da Vida Consagrada.

D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima, destacou o caráter testemunhal do livro, mas também a reflexão que contém. «Não é um tratado teológico, mas é um livro teológico. É um o livro com sumo teológico», referiu durante a apresentação. Este «compêndio interdisciplinar» é como que «uma caminha em espiral, com um ponto de referencia que é Jesus Cristo». Para D. Serafim Ferreira e Silva «este livro vale, mas o autor vale mais», uma vez que é graças aos seus conhecimentos e à sua experiência de vida que vai tocando a vida dos seus leitores.

Esta é também a opinião do Pe. Alberto Mendes, Conselheiro Provincial da Ordem Hospitaleira, também presente nesta apresentação. «O livro é multidisciplinar, tem uma variedade de temas, reflexões, ideias e sugestões, que interessam aos leitores». O sacerdote hospitaleiro destacou que o livro tem um pouco de tudo. «Formação, pastoral vocacional, vida consagrada, Teologia, Cristologia, Mariologia, sacramentos, religiões, sociologia, historia da igreja, santos carismáticos, psicologia e temas fraturantes da atualidades». Refere o Pe. Alberto Mendes que todos os temas tocam os vários saberes do autor, mas também a sua experiência de vida adquirida em diferentes experiências pastorais e missões pelo mundo. Caminhos da Vida Consagrada é «uma obra de caráter prático, muito útil, muito fácil de ler e de agradável leitura», concluiu.

Aires Gameiro é Irmão de S. João de Deus e Sacerdote. O autor referiu que não tinha ideia de escrever o livro. Este surgiu após o convite para lecionar um curso livre no Funchal sobre descoberta da vocação consagrada e discernimento. No decorrer da formação surgiu a ideia e foi-se apercebendo que poderia juntar alguns textos que tinha. «Os livros acontecem, alguns perguntam como se consegue escrever tudo? Eu não escrevi o livro agora. O livro estava escrito, agora organizei-o», referiu.

Caminhos da Vida Consagrada já está disponível em todas as livrarias e em www.paulus.pt

Apresentação «Caminhos da Vida Consagrada», Fátima  
Voltar para o blogue