Teoria da Reencarnação vence prémio PAULUS de Edição

Teoria da Reencarnação vence prémio PAULUS de Edição

Já é conhecido o vencedor do Prémio PAULUS de Edição 2016. O Pe. Hélio Cordeiro dos Santos, da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, foi o escolhido pelo júri com o trabalho Teoria da Reencarnação. Uma visão crítica de D. Boaventura Kloppenburg.
 
Esta pesquisa apresenta as críticas mais pertinentes à doutrina da reencarnação, segundo a abordagem do bispo brasileiro, D. Boaventura Kloppenburg (1919-2009). A relevância da abordagem crítica à reencarnação não é tanto de ordem teológica, mas de ordem pastoral, uma vez que este é um tema que causa alguma perturbação e confusão nas comunidades e que pede um esclarecimento que ajude as pessoas a formarem um juízo crítico e racional sobre o mesmo.
 
Para o Pe. Hélio Cordeiro dos Santos, a atribuição deste prémio é como «um presente de Natal antecipado». «Confesso que de início fiquei muito surpreso. Mas depois da surpresa fui tomado por uma grande alegria e um sentimento de gratidão a Deus.»
 
D. Boaventura Kloppenburg nasceu na Alemanha, mas passou grande parte da sua vida no Brasil. Foi professor de Teologia Dogmática, redator da REB (1951-1972), bispo auxiliar de São Salvador da Bahia (1982-1986), bispo de Novo Hamburgo-RS (1986-1995), membro e consultor de várias congregações da Cúria Romana, perito nas conferências-gerais do CELAM: Rio, Medellín e Puebla e membro da CTI (1975-1990).
 
O vendedor do Prémio PAULUS de Edição 2016, Pe. Hélio Cordeiro dos Santos, nasceu a 13 de novembro de 1980 em Posse-GO, no Brasil. Recebeu a ordenação sacerdotal em Posse-GO a 19 de dezembro de 2009. Desde então é pároco da paróquia Imaculado Coração de Maria (diocese de Formosa), em Planaltina de Goiás-GO. É pós-graduado em Docência do Ensino Superior (Latu Sensu) pela Faculdade Mario Schenberg; licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis e mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma (2014-2016). Atualmente, é professor no curso superior de Teologia para leigos na diocese de Formosa.
 
O Prémio PAULUS de Edição é uma iniciativa da PAULUS Editora e tem como objetivo promover a reflexão teológico-cristã, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores. As obras concorrentes devem ser inéditas e os candidatos podem enviar os seus trabalhos para a PAULUS Editora até 31 de maio de 2017. O regulamento completo está disponível em http://paulus.pt/premio-paulus-edicao.

Voltar para o blogue