«Uma obra que nos desperta para o valor essencial da Eucaristia»

«Uma obra que nos desperta para o valor essencial da Eucaristia»

A obra No Coração da Igreja: Eucaristia, Comunidade e Missão, da autoria do padre Carlos Cabecinhas e editada pela Paulus, foi apresentada no dia 10 de junho, no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, numa cerimónia presidida pelo cardeal D. António Marto.

A reflexão do Reitor do Santuário de Fátima, doutorado em Liturgia pelo Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, de Roma, uma das mais prestigiadas academias na área da Liturgia, e que nos conduz ao `coração da Igreja´, nasceu num contexto muito específico que foi a reflexão sobre a Eucaristia no Curso de Formação permanente do Clero da diocese de Leiria-Fátima, que decorreu de 20 a 24 e de 27 a 31 de janeiro de 2020. Nela, o autor apresenta-nos a Eucaristia como fonte e meta da vida cristã e da vida da Igreja, convidando-nos  a “mergulhar” no essencial que é o encontro com Cristo.

“Esta obra vem no momento próprio para a Igreja- para a portuguesa, em particular, porque é escrita por um teólogo português- pois desperta-nos para o valor essencial deste dom que é a Eucaristia”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima que assina o prefácio deste livro.

“É uma obra de síntese, muito bem fundamentada, que nos desafia a encarar a Eucaristia não como um mero rito, mas como um dom” precisou D. António Marto ao destacar a linguagem “acessível”, a “profundidade” e “rigor” da sua fundamentação e a “qualidade da visão pastoral”. Será, por isso, uma obra “que se imporá por si, como o bom vinho se recomenda por si. Não precisa de nenhuma marca adicional nem de nenhum adorno”, enfatizou o prelado.

“Estou certo de que através desta obra todos poderemos despertar para o sabor, o amor, o encanto e a beleza deste mistério admirável da nossa fé, num contexto particularmente difícil em que durante tanto tempo “fomos privados de celebrar comunitariamente este mistério, impedidos de nos reunir à volta da mesma mesa com os irmãos”.

A apresentação da obra foi feita pelo diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima, padre Joaquim Ganhão que contextualizou a sua oportunidade.

Face à “urgente necessidade de oferecer aos pastores e às comunidades bons instrumentos de formação em ordem, não apenas à compreensão da celebração da Eucaristia e de toda a liturgia, mas também à participação ativa e frutuosa de toda a assembleia nos Santos Mistérios”, esta obra “insere-se neste continuado e conseguido esforço de formação”. A começar logo pelo título que “nos transporta para o essencial-  No coração da Igreja: Eucaristia, Comunidade e Missão- insinuando-se o desafio que é para o leitor adentrar-se no conhecimento, na profundidade, na beleza, na celebração e no testemunho do Mistério do dom maior de Cristo que aí se nos revela e aí nos congrega como Igreja que celebra, se edifica e daí parte em missão” referiu o padre Joaquim Ganhão.

Dividido em sete capítulos – “as sete colunas da sabedoria (Prov 8)”, como lembrou o apresentador – a obra começa por nos apresentar, em onze pontos, as palavras chave da Eucaristia, numa perspetiva diacrónica, dinâmica e atualizada. No segundo capítulo apresenta-se a Eucaristia como a Epifania do Corpo de Cristo, onde cada um é chamado a formar um só corpo que é a Igreja. O terceiro capítulo oferece-nos uma reflexão sobre a Eucaristia na vida da Igreja, “sem fugir a algumas questões ainda não pastoralmente resolvidas, como seja a questão da unidade da Iniciação Cristã, e afirma a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja e o seu lugar como ponto de chegada de toda a Iniciação Cristã. O capítulo quarto, “porventura o mais longo do livro”, apresenta a Eucaristia como “a fonte e o cume de toda a evangelização”.

No capítulo seguinte, a Eucaristia é apresentada como o sacramento da Caridade, abordando-se a dimensão social e caritativa da sagrada Eucaristia. No penúltimo capítulo, o autor disserta sobre o ministério da presidência e a arte de celebrar, advertindo para o perigo da “concentração na ministerialidade na pessoa do presbítero” e recomendando aos presbíteros que saibam não apenas presidir mas saibam promover a arte de celebrar. Finalmente, o capítulo VII, e último capítulo do livro, é dedicado às Missas com crianças, questão que para o autor passa por duas premissas: “aproximar as crianças da Eucaristia; mas também aproximar a Eucaristia das crianças”.

A obra, como não poderia deixar de ser, socorre-se com muita frequência dos documentos do magistério, de modo particular, de Paulo VI ao Papa Francisco, passando pelos emblemáticos documentos do Papa S. João Paulo II e de Bento XVI.

 “Estamos diante de uma obra que reflete a profundidade e a seriedade que o autor lhe imprimiu. Com uma atualizadíssima e oportuna bibliografia apresenta uma cuidadosa fundamentação bíblica, patrística e teológica, sem ignorar a escolástica”, refere o apresentador, depois de ter feito uma síntese de cada um dos capítulos. O elenco bibliográfico que se apresenta no final é “outro instrumento de trabalho precioso”, que “irá levar valor à formação nas nossas comunidades e faculdades”, alerta o apresentador.

Por sua vez o autor, que celebra este ano o seu jubileu sacerdotal cumprindo 25 anos de ordenação presbiteral, numa brevíssima intervenção, na qual agradeceu a todos os intervenientes desde o editor à equipa de revisores, bem como ao autor do prefácio, deixou apenas expresso um desejo:  “Espero que a leitura deste livro dê aos leitores tanto gosto e entusiasmo como me deu a mim escrevê-lo! Resta-me desejar que o livro possa ajudar a aprofundar o conhecimento e o amor à Eucaristia, que nos coloca verdadeiramente `no Coração da Igreja´”.

Em nome da editora, o Irmão Tiago Melo congratulou-se com esta publicação sublinhando “um excelente conteúdo, com uma linguagem pastoral acessível sem deixar de ser profunda e precisa”.

A capa do livro integra uma imagem trabalhada para o efeito da escultura de Sílvia Patrício oferecida pelo Santuário de Fátima ao reitor por ocasião da festa jubilar no passado mês de junho.

No coração da Igreja
Fotos e notícia Santuario de Fátima
Voltar para o blogue