Carlos Santos Ferreira, responsável pela área de leitura para deficientes visuais da Biblioteca Nacional, foi o moderador deste encontro, que contou com a presença de Vasco Brito, diretor de Serviços de Informação da Biblioteca Nacional de Portugal, em representação da sua diretora-geral, Maria Inês Cordeiro.
O Pe. José Carlos Nunes, diretor-geral da PAULUS Editora, manifestou a grande alegria pela edição em braille e audiolivro das Conversas em altos voos, esperando que esta iniciativa possa ajudar a que muitos mais possam conhecer o Papa Francisco e a sua mensagem.
Almerinda Graça, colaboradora da BNP-ALDV, responsável pela descrição de imagens, e Madalena Moreira, voluntária que deu voz ao audiolivro, partilharam as suas experiências na realização deste trabalho e de tantos outros que foram fazendo ao longo dos anos como voluntárias neste serviço, ajudando a que se possam ver as obras literárias com «os olhos do coração».
Por fim, Aura Miguel agradeceu o contacto de Carlos Santos Ferreira que, desde o primeiro momento, mostrou interesse em que se concretizassem estas edições em braille e audiolivro. «A minha vida é andar atrás do Papa», disse a autora no início da sua apresentação, em que contou inúmeros episódios que, ao longo das mais de 90 viagens papais, teve oportunidade de viver. A jornalista terminou agradecendo, mais uma vez, este encontro e «toda a fadiga para publicar estas versões do livro». «Para mim é um incentivo esta vossa iniciativa porque me ensina muito» referiu Aura Miguel, que saiu deste evento desafiada a «estar focada nas coisas que realmente valem a pena e a usar permanentemente os olhos do coração.»
No final da sessão foi assinado um acordo de cooperação entre a BNP e a PAULUS Editora para cedência das versões digitais de livros à ALDV para a respetiva produção em braille.
Vejas as fotos aqui:
![«Conversas em altos voos» em Braille e audiolivro](https://c1.staticflickr.com/5/4186/33911395204_49b3390f93_z.jpg)