YOUCAT Day junta mais de dois mil jovens

YOUCAT Day junta mais de dois mil jovens

O YOUCAT Day juntou mais de dois mil jovens vindos de todo Patriarcado de Lisboa, no primeiro encontro diocesano da catequese. O evento foi organizado departamento diocesano da catequese, em parceria com a PAULUS Editora e procurou refletir nos temas da Doutrina Social da Igreja.

O Pe. Tiago Neto, explicou que o objetivo deste dia foi o de «que seja um dia festivo, de encontro para os adolescentes de toda a diocese de Lisboa. Achámos que seria interessante juntarmos um encontro de adolescentes e dar-lhe esta temática de relação com a catequese e com os conteúdos daquilo que são as verdades da fé».

Provenientes de 80 paróquias da diocese, de todas as vigararias, e divididos em dez grupos, por dez igrejas, estes jovens experimentam, através do testemunho de vários especialistas, nas várias áreas, os temas da Doutrina Social da Igreja. Durante a manhã tiveram catequeses e à tarde colocaram em prática o que ouviram. O Pe. Tiago Neto exlica : «Procurámos aqui na zona da baixa de Lisboa encontrar espaços e propostas que tivessem que ver com a área social e com aquilo que é a intervenção na sociedade. Temos participação em atividades numa loja social, em limpeza urbana, vão ter uma visita ao quartel da GNR (tema da paz), apresentação de iniciativas, como o trabalho da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, qual é o trabalho social das juntas de freguesia aqui na zona. A ideia é que eles tenham um tempo que, ou fazendo, ou refletindo isso os leve a agir na prática em alguma iniciativa».

O Pe. José André Ferreira, representante da Paulus Editora, acrescenta que o objetivo deste encontro, aparece como resposta ao pedido do Santo Padre. «O Papa, no prefácio do Docat diz que não espera que os jovens o leiam debaixo de uma árvore e que façam conferências sobre o Docat. Ele diz: este é o meu sonho, que haja uma geração inteira de jovens que seja uma doutrina social em movimento».

O objetivo da PAULUS editora é que o maior número de jovens se sintam animados a sonhar com o Papa e a fazerem parte desta geração de jovens que quer ser uma doutrina social em movimento.
Voltar para o blogue